sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Francisco Buarque de Hollanda





Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, a 19 de junho de 1944, mas mudou-se com a família para São Paulo quando tinha apenas 2 anos.
Iniciou a sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, auto exilou-se na Itália, tornando-se, ao retornar um dos artistas mais activos na crítica política e batalha pela democratização do Brasil.
É autor uma vasta quantidade de canções, peças de teatro, alguns romances e participações em documentários, filmes...

Como já disse, apenas me familiarizei mais com as suas canções (conhecia apenas meia dúzia de músicas, algumas até sem saber que eram dele...) há pouco tempo e acho que posso indicar algumas das minhas favoritas, sem nenhuma ordem de importância:
Beatriz, Olhos nos olhos, Valsinha, Gente Humilde, Você Vai Me Seguir, Trocando em miúdos, O meu amor e Futuros Amantes...


Sem comentários: