sexta-feira, 26 de setembro de 2008

consciência




A minha consciência manda-me que já que não faço a reciclagem, pelo menos estar actualizada e informada (e também preocupada) quanto às questões ambientais.
Assim, proponho a leitura desta lista de materiais recicláveis e não recicláveis:

PAPEL
- reciclável: jornais; folhas de papel; sacos de embrulho; revistas e livros sem brilho; papel de impressora; papel de fax; fotocópias; envelopes; cartazes velhos; caixas de cartão; cartolinas; pacotes de leite pasteurizado.
- não reciclável: papéis sujos; revistas e livros em que as páginas são brilhantes; cartazes publicitários; papel encerado; papel carbono; etiqueta adesiva; pacotes de leite UHT e de sumos; caixas de ovos; papéis metalizados; papéis plastificados; guardanapos e fotografias.

VIDRO
- reciclável: garrafas; todas as embalagens de vidro e copos.
- não reciclável: vidro das janelas; espelhos; lâmpadas; recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos; mistura de vidro de diferentes cores; cerâmica e porcelana.

PLÁSTICO
- reciclável: garrafas; todas as embalagens em plástico (de produtos de limpeza e de higiene, de margarina, de leite); sacos plásticos em geral; canos e tubos.
- não reciclável: cabo de panela; tomadas; embalagem de biscoito e misturas de papel, plástico e metal.

METAL
- reciclável: latas de refrigerantes; latas de conservas; trem de cozinha; arames; pregos e lata de alumínio.
- não reciclável: clips; ganchos; recipientes de produtos tóxicos ou de restos de produtos gordurosos; embalagens sob pressão; latas de tinta; esponjas de aço e canos.



Sem comentários: