domingo, 27 de setembro de 2009

o meu voto



Já está, fui votar pela 3ª vez na vida e desta vez votei PSD.
No teste da bússola eleitoral que muita gente fez, os meus resultados colocavam em primeiro o MMS, seguido do MEP, PS e PSD.
Não vi os debates entre eles, nem os Gatos a esmiuçá-los...

Uma razão racional e outra "irracional" ou de instinto que levaram ao meu voto:
- As obras públicas: sou contra o TGV, penso que é um investimento que vai criar bastantes empregos temporários relativos à construção das novas vias e uns tantos fixos, mas não acredito que seja rentável a longo prazo. Quanto ao novo aeroporto, não tenho a mínima opinião...

- Não gosto do Sócrates, mas gosto de alguns dos seus ministros: Teixeira dos Santos, Luís Amado, José António Vieira da Silva, Ana Jorge e Mariano Gago. Os restantes dispenso absolutamente quer pelas suas declarações ou pela sua imagem (sim, a "simpatia" política por vezes é claramente ultrapassada pela imagem que se tem dos candidatos/políticos...). Por exemplo,
- o Santana Lopes dá-me uma ideia de um bon-vivant, charmoso e mafioso. Resultado: não votaria nele;

- o António Costa, parece uma pessoa em quem se pode confiar, bem-disposto, mas que quando é preciso é capaz de ser intransigente. Resultado: votaria nele para a CML;

- o Sócrates tem uma imagem clean, não o considero bonito mas obviamente não é feio, mas com todas as histórias à sua volta (jornal da TVI, freeport, licenciatura...) estragou essa imagem. Resultado: teria votado nele nas legislativas anteriores, mas não agora;

- o Louçã é outro com uma imagem muito clean, eloquente, inteligente e rigoroso. Resultado: simpatizo com ele, mas as políticas/ideias do BE são radicais de mais na sua maioria, não votaria nele;

- a Manuela Ferreira Leite dá uma imagem severa, rigorosa e honesta, acabei por me identificar com ela por ser tão ou mais poupada que eu :). Resultado: votei nela;

- o Jerónimo parece uma pessoa bastante acessível, um "avô". Segundo os críticos repete sempre a mesma "cassete"... Resultado: simpatizo com ele, porque acho que é quase impossível não o fazer, mas não votaria nele;

- o Paulo Portas. Resultado: parece um snob, betinho que depois vai para as feiras dançar e meter-se com toda a gente... uma contradição (ou não). Resultado: gosto bastante da mãe, também dos irmãos, o pai não conheço e apesar de tudo simpatizo com ele também, mas não votaria nele.


E já que se voltou a falar mais da Gripe A e na tv ouvi que as pessoas deviam levar uma caneta própria, lá fui eu votar com uma caneta "personalizada" e intransmissível :P...


Sem comentários: